Olho D'Água I Luisa Malzoni

11.12.2018 - 02.02.2019

Tecendo lembranças para construir memórias

 

"A memória não é um simples lembrar ou recordar, mas revela uma das formas fundamentais de nossa existência, que é a relação com o tempo, e, no tempo, com aquilo que está invisível, ausente e distante, isto é, o passado." 

Marilena Chaui

 

Na filosofia a memória é a garantia da estruturação da identidade, possibilitando o encontro consigo mesmo. O fio da lembrança tecido com rastro de luz que denuncia um gesto, a película tênue riscada no papel, a mancha seca. O rés do chão, o nó da lã, a dobra do lenço, a umidade do choro. Construir a memória através desta trama urdida como experiência primordial, é o que se pode  depreender da experiência estética a que se dedica a artista Luisa Malzoni.

Experiência ensaio, desenvolvido desde quando escreveu o verso bordado em sua obra que se apresenta ao lado de fotografias, realizadas em suportes dos quais se apropria neste percurso.

Tesouros percebidos em recantos e recolhidos pela curiosidade de menina que não deixou de ser.

O calor da areia, o cheiro de sol, o áspero da folha, o barulho do vestido e o que mais lhe interessar, evocados para não esquecer, mas especialmente guardados para restaurar o futuro.

A memória que não evoca o passado, mas testemunha a continuidade cheia de brilho e cuidado ao construir um tempo presente.

Olho d’agua de nascente que brota com a preservada mata que a rodeia, semeada ao longo do tempo , que combina amor com bordado, carinho com tinta, devoção com luz e trabalho com muito prazer.

 

Rosely Nakagawa

Dezembro de 2018

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

Rua Lisboa, 285 D Pinheiros  I  05413-000  I  São Paulo - Brasil

+ 55 11 2737 1249  I  contato@vervegaleria.com