Corpo Articulado; Texto Crítico de Marcus de Lontra Costa
06.11-08.12.2018

Corpo Articulado; Texto Crítico de Marcus de Lontra Costa

Farnese de Andrade, Luciano Zanette, Nazareth Pacheco, Nelly Gutmacher 06.11-08.12.2018
"Corpo Articulado", por Marcus de Lontra Costa

A mostra reúne obras de quatro artistas brasileiros de diferentes gerações. A partir de Farnese de Andrade, artista seminal na formação contemporânea brasileira, a curadoria estabeleceu diálogos com produções estéticas que tratam da temática do corpo. Farnese é o artista das tensões, das tristezas, das instâncias prisioneiras do ser. Seus objetos invadem o campo das incertezas e das dúvidas despertando em todos nós um curioso sentimento que dialoga com o desejo, a dor e a alegria. Eles são fragmentos de um corpo que se reorganiza diante do nosso olhar.

Nelly Gutmacher é herdeira direta dessa alma farnesiana, vista e interpretada pela sensibilidade feminina, onde a sensualidade se revela e se esconde, reino hermafrodita dos prazeres e pavores. Esse corpo articulado e fragmentado apenas se insinua no trabalho de Nazareth Pacheco. Ele perpassa a produção da artista como o vento cruza o espaço, ele assovia, se insinua, fala e revela tempos, momentos, crônicas de vida, químicas, histórias, tratamentos, superações, testemunhas. A dor e a contundência das intimidades do corpo assume um contexto coletivo e social nas precisas estruturas de Luciano Zanette, nas quais a violência reflete as agressões que o corpo humano sofre ao longo do tempo provocado pela ignorância e pelo desrespeito à diversidade.

Quatro vozes, quatro momentos, quatro faces de um quadrado imperfeito e mágico no qual o corpo se debate e tenta respirar diante do silêncio e da tragédia existencial do homem ressignificada pela potência regeneradora da ação artística.

Exposições Passadas