ArPa 2022: Setor Arte em Campo
01.06-05.06.2022

ArPa 2022: Setor Arte em Campo

PV Dias, Shai Andrade 01.06-05.06.2022
Curadoria do setor: Catarina Duncan

Arte em campo é uma plataforma de intervenções artísticas no espaço do estádio do Pacaembu. Para 2022, a ArPa convidou a curadora Catarina Duncan para elaborar um projeto de ocupação expositiva e instalações públicas na praça Charles Miller, em parceria com mais de 10 galerias de todo país.

Na rua, no meio do redemoinho é o título provisório da mostra, emprestado do célebre romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. A vida em si está no movimento, no próprio redemoinho, no caos e no encontro.

Essa proposta curatorial se relaciona com o espaço público como território em disputa, um espaço de diálogo e de formação. Uma encruzilhada de saberes, forças e formas, e nesse sentido, apresenta uma pletora de possibilidades e orienta a seleção das proposições artísticas reunidas. Serão apresentadas obras em grandes dimensões, comissionadas ou já existentes, mas que serão expostas de maneira inédita.

O objetivo do projeto é trazer para a feira de arte um espaço acessível, de construções pedagógicas e educativas, buscando, assim, estabelecer relações com os diversos públicos recorrentes da região, quer seja pelo futebol ou pela feira livre de alimentos. Tal proposta afirma o nosso compromisso com uma produção artística ampla e democrática, evidenciando que a potência da arte se realiza no fluxo dos atravessamentos.

Na edição anterior, em 2020, o projeto foi sediado dentro do Complexo Pacaembu, ocupando o campo de futebol do estádio, quadras de tênis, ginásio e piscina do clube, com obras de 53 artistas representados por 25 galerias. Ao longo de oito dias mais de 5.000 pessoas visitaram a ocupação artística no Complexo.